Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante da 3ª DE

FOTO Gen Tratz

CURRICULUM VITAE 
General de Divisão SERGIO LUIZ TRATZ

Ao ser designado para o cargo de Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), o General de Divisão  SERGIO LUIZ TRATZ exercia a função de Chefe do Centro de Doutrina do Exército no Comando de Operações Terrestres, sediado em Brasília-DF. Natural de Curitiba/PR, o General Tratz incorporou às fileiras do Exército em 1983, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada em Resende/RJ, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 6 de dezembro de 1986, iniciando sua carreira no 20º Batalhão de Infantaria Blindado.

Em seu último posto, iniciado em 31 de março de 2020, foi Chefe do Centro de Doutrina do Exército, em Brasília/DF. Como General, comandou a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz) na cidade de Florianópolis/SC e foi 2º Subchefe do Estado-Maior do Exército (EME), na cidade de Brasília/DF.

Dentre as principais funções desempenhadas, estão a de instrutor na AMAN e na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME); Chefe da Seção de Planejamento e Operações da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (13ª Bda Inf Mtz), em Cuiabá/MT, da 5ª Região Militar (5ª RM) e da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), em Curitiba/PR; Assessor de Relações Institucionais do Gabinete do Comandante do Exército; Chefe da Seção de Planejamento e Programação Orçamentária na 6ª Subchefia do Estado-Maior do Exército e Chefe do Estado-Maior da 5ª RM. Comandou a Companhia de Comando da 5ª RM e 5ª DE, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP) e o Colégio Militar de Curitiba (CMC).

Possui Mestrado Acadêmico em Estratégia e Segurança Internacional pelo King’s College, Universidade de Londres. É pós-graduado em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em História Militar pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além dos cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais e de Comando e Estado-Maior, realizou os cursos de Paraquedista Militar, Mestre de Salto, Ações de Comandos e Forças Especiais. Possui estágios de Escalador Militar, Guia de Cordada, Operações de Inteligência e Operações Psicológicas.

No exterior, foi diplomado em Estudos de Defesa pelo Royal College of Defence Studies, no Reino Unido, em 2012. Missões de paz no exterior, integrou os Batalhões de Força de Paz do Brasil em Angola. Já no Haiti, atuou como Chefe da Seção de Operações, por ocasião do terremoto de 12 de janeiro de 2010.

O General TRATZ é casado com a Sra Carla Tratz e possui dois filhos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página